Mapa do seu plano de Lançamento

Tudo o que você precisa saber para gerar mais receitas com seu conteúdo.

Um guia completo

By Alright Adtech Company

Se você possui um site, blog, ou portal de notícias, já deve ter se perguntado como ganhar dinheiro com ele. 

Existem diversas estratégias de monetização de sites, e uma das mais eficazes é com publicidade. Porém, assim como qualquer método de monetização, para conquistar a receita que você deseja é preciso ter atenção a diversos pontos importantes e exercitar boas práticas fundamentais. 

Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do guia agora mesmo!
Fabiano Goldoni

Por que este guia é importante?

Na Alright, nós acompanhamos centenas de sites e portais na sua jornada através da geração de receitas de todas as formas. 

Sabemos que não é nada fácil atingir o equilíbrio perfeito entre monetização, audiência crescente e performance do site. Além disso, a venda de espaços pelas equipes comerciais dos portais é um desafio de custos de pessoal e performance em negócios. Muitos publishers optaram por plataformas mais conhecidas, como o Google Adsense, por exemplo. Porém o ecossistema de mídia tem mais oportunidades para quem busca se atualizar.

Não basta ganhar dinheiro com o seu site. Você precisa ganhar dinheiro de maneira consistente para que possa fazer um planejamento financeiro – ter altos e baixos nos ganhos é receita certa para a frustração, pode acreditar.

É importante que os compradores vejam todo o potencial do seu site para que se interessem em adquirir os espaços publicitários disponíveis. 

É preciso alinhar as suas expectativas com o fato de que monetizar um site é um processo que passa por algumas etapas.

Mas quais são essas boas práticas? O que os compradores procuram? Baixe o guia e descubra! 

Fabiano Goldoni - Sócio-fundador da Alright Adtech Company

O QUE VOCÊ ENCONTRA NO GUIA?

BOAS PRÁTICAS DE MONETIZAÇÃO

As principais práticas para você, publisher, ter uma monetização consistente e de sucesso. Muito além do Adsense! Veja a lista com as principais formas de geração de receitas. 

COMO GERAR TRÁFEGO QUALIFICADO

Todo site ou portal precisa alcançar uma audiência cada vez maior. Descubra como os grandes veículos digitais fazem isso.

 O CENÁRIO DA MÍDIA DIGITAL

Entenda como as tecnologias de dados e automação estão transformando a compra e venda de mídia, seus mitos e vantagens para implementação no seu site. 

COMO GERAR MAIS NEGÓCIOS

Os anunciantes estão cada vez mais exigentes em relação ao ambiente onde as marcas aparecem. Vamos falar sobre o que é preciso para fechar mais negócios.

ALRIGHT: AUTORIDADE EM RESULTADOS PARA PUBLISHERS

Geramos novas receitas para o seu site através de uma plataforma de serviços que agrega tecnologia 
e conhecimento com foco na sustentabilidade financeira do seu portal.

+ R$ 2,5 milhões 

distribuídos para publishers de todo Brasil em 2019. 

+ 300 publishers

conectados em 
nossa plataforma.

+ 23 estados

democratizamos o acesso aos grandes anunciantes entre parceiros espelhados por todo o Brasil. 

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto tempo leva para começar a monetizar?

O retorno das receitas pode demorar alguns dias para ser visualizado na Plataforma Alright. Quando a tag da Alright é inserida no seu site, seus algoritmos precisam de um tempo para aprender e desenvolver a relevância. Com isso, quanto mais tempo se passa, mais vezes os anúncios serão exibidos, e maior será a receita.

O que o publisher tem que fazer?

Instalar a tag da Alright e as linhas de ads.txt. Após a confirmação da correta instalação, basta acessar a plataforma e acompanhar os resultados.

Qual o formato mais rentável?  

São muitas as opções para quem deseja anunciar online. Existem diversos modelos, tamanhos e tecnologias disponíveis, cada qual com as suas características e vantagens. Então como descobrir qual é o melhor formato para divulgar o seu negócio? Essa resposta é fácil: o melhor formato é aquele que traz o melhor retorno para a sua campanha – e o melhor resultado geralmente está atrelado ao tráfego qualificado que o seu anúncio gera.

Por conta da alta visibilidade, o banner fixo no rodapé da página é considerado formato mais rentável. Outros formatos recomendados aos anunciantes para ampliar a consciência de marca e que são bastante rentáveis são o retângulo médio, que funciona bem tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis; os horizontais, que apresentam uma melhor performance no desktop; e os formatos 300 x 600 (também conhecido como half page) e 320 x 100, que funcionam melhor no mobile.

Os anúncios atrapalham a experiência do leitor?

O objetivo é justamente não atrapalhar: avaliamos o site e informamos os melhores formatos e posições dos anúncios, sendo possível personalizar as tags de anúncios para cada site.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo eMarketer em 2018, 25% dos usuários americanos utilizam adblocks para navegar na web. No Reino Unido a ferramenta é usada por 22%, na França 28,7% e na Alemanha o índice alcança 32%.

A fim de apaziguar a relação entre anunciantes, produtores de conteúdo e usuários da internet, o mercado reagiu fundando o Coalition for Better Ads (CBA) para melhorar a experiência dos consumidores com a publicidade online. Suas contribuições na criação de novos padrões para o mercado ainda não foram consolidadas no Brasil, mas já são conhecidas diversas boas práticas que não prejudicam a UX e evitam que veículos digitais deixem de monetizar e marcas deixem de impactar sua audiência.

O que é e como funciona a entrega de programática?

A mídia programática é uma mudança significativa no mundo da publicidade. Em vez de adquirir um anúncio direto com um veículo de comunicação e comprar sua audiência inteira, você consegue comprar perfis de públicos específicos em diferentes sites em leilões de inventário que ocorrem em tempo real. 

O mercado de mídia programática cresce cada vez mais no Brasil, e os produtores de conteúdo tiram proveito dela para aumentar a receita e conquistar a sustentabilidade financeira de seus sites.

Para venda do seu inventário de anúncios no mercado de programática, recomenda-se o uso das ferramentas Google AdSense e Google Ad Exchange (Google AdX).

O Google Adsense é uma plataforma que permite que anunciantes possam exibir publicidades em sites parceiros do Google. A monetização do AdSense ocorre por clique. Tudo isso é feito considerando o público do seu veículo: só são exibidos anúncios que tem relação com o seu leitor, o que torna os anúncios do seu site mais contextualizados e favoráveis à experiência do usuário.

O Google DoubleClick ou Google AdX também é um plataforma usada para a geração de receitas, mas oferece alguns recursos extras. A monetização do AdX acontece por impressão. Essa ferramenta permite que os sites vendam seus inventários por meio de leilões em tempo real que envolvem muitos participantes diferentes, como ad networks (como, por exemplo, o próprio Google AdSense), DSPs e marcas nacionais e globais que compram inventários de forma direta.

Para o bom funcionamento do AdX, a Alright auxilia na sua configuração e a selecionar os melhores espaços de aplicação. Isso ajuda a aprimorar o seu site, o que pode refletir em um aumento na receita de até 40%!

Além desses diferenciais, por estar localizado em espaços com um viewability superior a 60%, o Google AdX também garante uma taxa de cliques por visualização maior do que a do Google AdSense, mesmo que a sua monetização seja por impressão (ao contrário do AdSense, que é por clique).

Lembre-se de que quando estamos falando de viewability alto, não significa ter muitos espaços de publicidade no site, e sim posicionamentos estratégicos, além de melhorar o carregamento do site. Assim, seu portal estará melhor preparado, e os usuários serão impactados mais vezes – características que atraem mais anunciantes e ajudam a aumentar seu CPM e sua monetização.


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